domingo, 23 de agosto de 2009

SEMENTE DA INCLUSÃO


O nome deste garotinho é Théo, poderia ser Lucio, Ian ou Rafael, mas é Théo.
Ele já foi uma sementinha como esta que você está recebendo agora, só que de gente. Quando ele nasceu, seus pais souberam que precisavam cuidar muito bem dele para que pudesse crescer com saúde e se desenvolver como todos os bebês que nascem como ele, pequenos e frágeis.
Papai e mamãe entenderam, desde cedo, que quem ama cuida e acredita que uma coisinha pequena cresce e vira gente e, para que isso aconteça, é preciso amor, dedicação e também acreditar que tudo na vida depende de como o começo começa, ou seja, de como cuidamos da semente.
A inclusão das pessoas que nasceram diferentes da maioria é uma idéia e uma vontade. Desejo dos que tiveram a oportunidade e o privilégio de conhecer alguém assim, diferente.
Se cada um que está recebendo esta semente, que é a semente da inclusão e do respeito à diversidade, cuidar dela com carinho, respeito e atenção, quando o Théo for um homem, poderá caminhar por todos os lugares livre do preconceito e da discriminação.
Este é o Théo, se parece muito como o pai e também com o Lucio, o Ian e o Rafael, e ele sabe que a semelhança nos iguala e que a diferença nos identifica e o importante é que cada um seja reconhecido por quem é.
Ah! Esqueci de dizer, ele tem síndrome de Down, mas.....isso é apenas um detalhe.

2 comentários: